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Diferenciais do Curso

Curso de pós-graduação Lato Sensu Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

Curso 100% online, assista de onde quiser.

São 7 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.

Bate-papo ao vivo com o especialista.

1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

O programa conta com prática clínica ambulatorial supervisionada, sendo 1 preceptor para cada 8 alunos. A prática ambulatorial será realizada nos ambulatórios da Faculdade Primum em São Paulo, no bairro Bela Vista, acontecendo aos sábados, uma vez por mês. Em complemento ao ambulatório, nossos alunos terão aulas práticas na avaliação de pacientes pediátricos internados na Clínica Maia, aos domingos, uma vez por mês. Desta forma, nossos alunos terão uma formação ampliada, incluindo aulas teóricas online com especialistas na área e prática clínica supervisionada tanto a nível ambulatorial quanto a nível hospitalar.

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com prática clínica supervisionada

Os tratamentos preconizados serão abordados segundo as diretrizes e protocolos dos principais medical guidelines e associações médicas internacionais como a AACAP (American Academy of Child and Adolescent Psychiatry), AAP (American Academy of Pediatrics), APA (American Psychiatric Association), APA (American Psychological Association) e da NIMH (National Institute of Mental Health).

A metodologia de ensino do CBI of Miami utiliza modernas técnicas de ensino a distância, através de uma LMS (Learning Management System) de última geração, suporte ao aluno especializado e metodologia criada a partir de estudos e pesquisas realizadas por instituições de ensino vanguardistas como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California Los Angeles (UCLA), New York University (NYU) e Bridgewater State University. O curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo sobre os temas.

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com prática clínica supervisionada é orientar na formação de médicos sobre a saúde mental da infância e adolescência, desde o desenvolvimento infantil, passando pela psicopatologia dos principais transtornos comportamentais escolares, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno de conduta, comportamento bullying, transtornos do humor, transtornos ansiosos, transtornos de aprendizagem, transtorno do espectro autista, transtornos alimentares, transtornos psicóticos e demais psicopatologias da infância.

Informações Gerais

Grade Curricular

  • INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA E PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - Carga horária: 60h

    Objetivo: a disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT).

  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Carga horária: 120h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.

  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - Carga horária: 100h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.

  • TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM - Carga horária: 80h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre os principais transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes em idade escolar como: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.; além da abordagem terapêutica.

  • TRANSTORNOS ANSIOSOS - Carga horária: 80h

    Objetivo: orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.

  • TRANSTORNOS DE HUMOR - Carga horária: 80h

    Objetivo: orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.

  • TÓPICOS ESPECIAIS - Carga horária: 80h

    Objetivo: a disciplina orienta a respeito de tópicos especiais como transtornos psicóticos de início precoce, transtornos alimentares, transtornos de ajustamento, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação

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GUSTAVO TEIXEIRA

Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Professores

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ANA CHRISTINA MAGESTE CASTELAR CAMPOS

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) MG

Residência Medica pela FHEMIG /BH

Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade Complutense da Madri/Espanha

Titulo de Psiquiatra e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP

Coordenadora do Grupo de Apoio da ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção) em Minas Gerais

Preceptora da Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)

Ex Presidente da FLAPIA (Federação Latino Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência) e atualmente membro do Conselho Consultivo

Ex Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Infantil da ABP e atual secretária

Membro de várias bancas de concursos para Psiquiatra da Infância e Adolescência em instituições Públicas e privadas

Capítulos em livros com temas da Psiquiatria Infantil

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LIUBIANA ARANTES DE ARAÚJO

Presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir de 2016

Título em Neurologia Pediátrica pela SBP/AMB

Título em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela SBP/AMIB

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado-S na Harvard Medical School (2011-2012), área de Neurociências e Neuromodulação Terapêutica

Doutora em neuropediatria e reabilitação

Concluiu o mestrado na área de Neurociências, Neuropediatria e Reabilitação

Atua como revisora dos periódicos da Elsevier: Dysphagia, Clinical Nutrition e Research in Developmental Disabilities

Atuou como médica da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na área de neurologia infantil e desenvolvendo projetos de capacitação e conhecimento na área de pesquisa clínico-epidemiológica em neurologia e reabilitação infantil

Participou como orientadora, Teaching Assistant do curso Principles and Practice of Clinical Research, Harvard Medical School, 2013

Atua como professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Vice-coordenadora da Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista da Universidade Federal de Minas Gerais

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LUCELMO LACERDA DE BRITO

Doutor em Educação pela PUC-SP

Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia - UFSCar

Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos

Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial

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CESAR DE MORAES

Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade de Campinas

Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas

Membro do Laboratorio de Distúrbios de Aprendizagem e Atenção da Unicamp

Ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil)

Ex-coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Brasileira de Psiquiatria

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MARILIA PIAZZI SENO

Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

Pós-graduada em Psicopedagogia

Especialista em Fonoaudiologia Educacional e Audiologia

Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marilia/SP)

Palestrante e assessora educacional

Fonoaudióloga Clínica

Autora de artigos, capítulos e dos livros: “Entrevista Estruturada para Professores- guia de coleta de dados educacionais” e “Matheus no mundo da dislexia”

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IURI VICTOR CAPELATTO

Psicólogo e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos

Graduação em Psicologia pela PUC-Campinas

Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da FCM-Unicamp

Professor convidado do curso de extensão de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil – Unicamp e do curso Reabilitação em Neurologia Infantil – Unicamp

Professor convidado dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia da FAJ em Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Mogi Guaçu e da faculdade Max-Plank

Membro da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)

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DEBORAH KERCHES

Neuropediatra

Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autora do best-seller "Compreender e Acolher Transtorno do Espectro Autista na infância e adolescência"

Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira

Mestranda em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-graduanda em Psiquiatria pelo Cenbrap

Conselheira profissional da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida)

Coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami

Madrinha do Projeto Capacitar Angola

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria

Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi)

Membro da Associação Francesa La cause des bébés

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THIAGO BARBOSA GUSMÃO

Neurologista da infância e adolescência

Especialista no Transtorno do Espectro Autista

Título de Neurologista Infantil pela Universidade Federal Fluminense/UFF

Título em Pediatra Geral pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória/HINSG - Vitória, ES

Membro associado da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil

Membro associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins/ABENEPI

Neurologista infantil da APAE - Cariacica

Neurologista Infantil do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia Brasil/NASB

Mestrando do serviço de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento - PUC/SP

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GABRIEL LOPES MANGABEIRA

Médico formado pela FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas), Montes Claros / MG

Residência Médica em Psiquiatria pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Centro Psíquico da Adolescência e Infância (CEPAI/FHEMIG), Belo Horizonte / MG

Professor do Curso Médico da Funorte

Membro do Grupo de Pesquisa SAMTEA / Unimontes

Sócio-proprietário da Liv Psiquiatria

Experiência profissional como médico psiquiatra do CAPS infantojuvenil de Montes Claros/MG

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ALINE KABARITE

Fonoaudióloga - Universidade Estácio de Sá

Mestrado em Educação - Universidade Estácio de Sá

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Diferenças na Aprendizagem - Pontifícia Universidade Católica do RJ

Especialização em Psicomotricidade - CLAVE

Especialização em Linguagem - Universidade Estácio de Sá​

Diretora do Instituto PRIORIT

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FERNANDA CARNEIRO

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC)

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®

Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo

Formação no Conceito Bobath Infantil

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MARIANA FENTA ELIAS

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal

Professora do Ensino Especial na Associação VilacomVida/Café Joyeux

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega