10/02/2025
2 anos - 600 horas.
384 horas de prática ambulatorial.
Formação em Medicina e CRM.
Aulas teóricas ao vivo com interação (síncrona).
As aulas permanecem gravadas e disponíveis para os alunos, até o final do curso.
Ambulatórios práticos 100% presenciais.
A efetivação da matrícula e a garantia da vaga se dará somente após a entrega dos documentos, assinatura do contrato, pagamento da primeira parcela e agendamento das demais parcelas.
Objetivo: a disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT).
Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.
Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.
Objetivo: a disciplina orienta sobre os principais transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes em idade escolar como: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.; além da abordagem terapêutica.
Objetivo: orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.
Objetivo: orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.
Objetivo: a disciplina orienta a respeito de tópicos especiais como transtornos psicóticos de início precoce, transtornos alimentares, transtornos de ajustamento, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University
Mestre em Educação Especial – Framingham State University
Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School
Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry
Membro da Autism Society of America
Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ
Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ
Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)
Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) MG
Residência Medica pela FHEMIG /BH
Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade Complutense da Madri/Espanha
Titulo de Psiquiatra e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP
Coordenadora do Grupo de Apoio da ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção) em Minas Gerais
Preceptora da Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)
Ex Presidente da FLAPIA (Federação Latino Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência) e atualmente membro do Conselho Consultivo
Ex Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Infantil da ABP e atual secretária
Membro de várias bancas de concursos para Psiquiatra da Infância e Adolescência em instituições Públicas e privadas
Capítulos em livros com temas da Psiquiatria Infantil
Presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir de 2016
Título em Neurologia Pediátrica pela SBP/AMB
Título em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela SBP/AMIB
Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorado-S na Harvard Medical School (2011-2012), área de Neurociências e Neuromodulação Terapêutica
Doutora em neuropediatria e reabilitação
Concluiu o mestrado na área de Neurociências, Neuropediatria e Reabilitação
Atua como revisora dos periódicos da Elsevier: Dysphagia, Clinical Nutrition e Research in Developmental Disabilities
Atuou como médica da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na área de neurologia infantil e desenvolvendo projetos de capacitação e conhecimento na área de pesquisa clínico-epidemiológica em neurologia e reabilitação infantil
Participou como orientadora, Teaching Assistant do curso Principles and Practice of Clinical Research, Harvard Medical School, 2013
Atua como professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Vice-coordenadora da Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista da Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Educação pela PUC-SP
Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia - UFSCar
Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins
Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos
Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial
Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade de Campinas
Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas
Membro do Laboratorio de Distúrbios de Aprendizagem e Atenção da Unicamp
Ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil)
Ex-coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Brasileira de Psiquiatria
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Pós-graduada em Psicopedagogia
Especialista em Fonoaudiologia Educacional e Audiologia
Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marilia/SP)
Palestrante e assessora educacional
Fonoaudióloga Clínica
Autora de artigos, capítulos e dos livros: “Entrevista Estruturada para Professores- guia de coleta de dados educacionais” e “Matheus no mundo da dislexia”
Psicólogo e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos
Graduação em Psicologia pela PUC-Campinas
Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da FCM-Unicamp
Professor convidado do curso de extensão de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil – Unicamp e do curso Reabilitação em Neurologia Infantil – Unicamp
Professor convidado dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia da FAJ em Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Mogi Guaçu e da faculdade Max-Plank
Membro da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
Neuropediatra
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autora do best-seller "Compreender e Acolher Transtorno do Espectro Autista na infância e adolescência"
Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira
Mestranda em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Pós-graduanda em Psiquiatria pelo Cenbrap
Conselheira profissional da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida)
Coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami
Madrinha do Projeto Capacitar Angola
Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria
Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi)
Membro da Associação Francesa La cause des bébés
Neurologista da infância e adolescência
Especialista no Transtorno do Espectro Autista
Título de Neurologista Infantil pela Universidade Federal Fluminense/UFF
Título em Pediatra Geral pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória/HINSG - Vitória, ES
Membro associado da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
Membro associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins/ABENEPI
Neurologista infantil da APAE - Cariacica
Neurologista Infantil do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia Brasil/NASB
Mestrando do serviço de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento - PUC/SP
Médico formado pela FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas), Montes Claros / MG
Residência Médica em Psiquiatria pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul
Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Centro Psíquico da Adolescência e Infância (CEPAI/FHEMIG), Belo Horizonte / MG
Professor do Curso Médico da Funorte
Membro do Grupo de Pesquisa SAMTEA / Unimontes
Sócio-proprietário da Liv Psiquiatria
Experiência profissional como médico psiquiatra do CAPS infantojuvenil de Montes Claros/MG
Fonoaudióloga - Universidade Estácio de Sá
Mestrado em Educação - Universidade Estácio de Sá
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Diferenças na Aprendizagem - Pontifícia Universidade Católica do RJ
Especialização em Psicomotricidade - CLAVE
Especialização em Linguagem - Universidade Estácio de Sá
Diretora do Instituto PRIORIT
Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC)
Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional
Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®
Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial
Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial
Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo
Formação no Conceito Bobath Infantil
Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal
Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal
Professora do Ensino Especial na Associação VilacomVida/Café Joyeux
Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil
Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil
A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal
Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal
Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil
Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute
Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega