QUERO MAIS INFORMAÇÕES

Diferenciais do Curso

Curso de pós-graduação Lato Sensu Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

Curso 100% online, assista de onde quiser.

São 7 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.

Bate-papo ao vivo com o especialista.

1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

O programa conta com prática clínica ambulatorial supervisionada, sendo 1 preceptor para cada 8 alunos. A prática ambulatorial será realizada nos ambulatórios da Faculdade Primum em São Paulo, no bairro Bela Vista, acontecendo aos sábados, uma vez por mês. Em complemento ao ambulatório, nossos alunos terão aulas práticas na avaliação de pacientes pediátricos internados na Clínica Maia, aos domingos, uma vez por mês. Desta forma, nossos alunos terão uma formação ampliada, incluindo aulas teóricas online com especialistas na área e prática clínica supervisionada tanto a nível ambulatorial quanto a nível hospitalar.

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com prática clínica supervisionada

Os tratamentos preconizados serão abordados segundo as diretrizes e protocolos dos principais medical guidelines e associações médicas internacionais como a AACAP (American Academy of Child and Adolescent Psychiatry), AAP (American Academy of Pediatrics), APA (American Psychiatric Association), APA (American Psychological Association) e da NIMH (National Institute of Mental Health).

A metodologia de ensino do CBI of Miami utiliza modernas técnicas de ensino a distância, através de uma LMS (Learning Management System) de última geração, suporte ao aluno especializado e metodologia criada a partir de estudos e pesquisas realizadas por instituições de ensino vanguardistas como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California Los Angeles (UCLA), New York University (NYU) e Bridgewater State University. O curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo sobre os temas.

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência com prática clínica supervisionada é orientar na formação de médicos sobre a saúde mental da infância e adolescência, desde o desenvolvimento infantil, passando pela psicopatologia dos principais transtornos comportamentais escolares, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno de conduta, comportamento bullying, transtornos do humor, transtornos ansiosos, transtornos de aprendizagem, transtorno do espectro autista, transtornos alimentares, transtornos psicóticos e demais psicopatologias da infância.

Informações Gerais

Grade Curricular

  • INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA E PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - Carga horária: 60h

    Objetivo: a disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT).

  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Carga horária: 120h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.

  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - Carga horária: 100h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.

  • TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM - Carga horária: 80h

    Objetivo: a disciplina orienta sobre os principais transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes em idade escolar como: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.; além da abordagem terapêutica.

  • TRANSTORNOS ANSIOSOS - Carga horária: 80h

    Objetivo: orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.

  • TRANSTORNOS DE HUMOR - Carga horária: 80h

    Objetivo: orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.

  • TÓPICOS ESPECIAIS - Carga horária: 80h

    Objetivo: a disciplina orienta a respeito de tópicos especiais como transtornos psicóticos de início precoce, transtornos alimentares, transtornos de ajustamento, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação

Foto 1

GUSTAVO TEIXEIRA

Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil