Pós-Graduação BWS - Dúvidas Frequentes

1)Qual a diferença entre pós-graduação, residência e estágio?

A residência é um treinamento em serviço de determinada área médica, como a Neurologia. Essa modalidade está vinculada ao programa nacional de residência médica.

A mais expressiva diferença entre a residência e a pós-graduação é que na primeira modalidade a pessoa recebe salário e tem dedicação exclusiva. A duração da residência varia de três a seis anos, no máximo, conforme a especialidade escolhida.

A pós-graduação médica pode ter como tema uma área de atuação médica ou especialidade médica, tendo tempo variável. Essa modalidade está vinculada ao Ministério da Educação, órgão responsável por aprovar as instituições de ensino superior para certificação.

Na pós-graduação é o aluno-médico quem custeia seu ensino. Outra importante diferença entre a residência médica e a pós-graduação é que o pós-graduando pode trabalhar em diferentes locais, conforme sua disponibilidade.

Os estágios médicos são cursos de curta duração em um serviço médico. Quem deseja uma reciclagem ou aprendizado em determinada área médica pode buscar serviços que ofereçam essa modalidade.

2)Todo graduado pode fazer uma pós-graduação médica?

Não. Somente os graduados em medicina podem fazer uma pós-graduação médica.

3)A pós-graduação é uma residência médica?

Não. A pós-graduação é uma modalidade de ensino diferente da residência médica, ainda que algumas instituições ofereçam programas semelhantes a de uma residência médica. Como a BWS em sua pós-graduação em Dermatologia – saiba mais.

4)Tenho uma especialidade e gostaria de fazer pós-graduação em uma área diferente de minha especialidade, é possível?

Sim. Nada impede um médico que faça uma pós-graduação em outra área, seja por decidir ampliar e oferecer mais conhecimento em seu consultório e/ou a si próprio, ou em razão de querer mudar de área.

5)Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma. FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

6)A BWS possui autorização do Ministério da Educação para ofertar pós-graduação médica?

Sim. A BWS – NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE possui autorização para oferecer e realizar cursos de pós-graduação médica e em outras áreas do conhecimento estando em conformidade a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Clique aqui para saber mais

7)Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

Sim. Mas, deve ficar atento ao calendário de ambas para que sua frequência seja mantida sem interrupções e adequada para que obtenha o certificado.

8)O ensino prático BWS é feito em ambulatório?

Em ambulatório próprio e em instituições parceiras, além de contar com demonstrações práticas.

9)Educação Médica Continuada é a mesma coisa de pós-graduação médica?

Não. A EMC – Educação Médica Continuada – consiste em um curso sobre assunto específico e de curta duração, geralmente um recorte de assunto dentro de uma área de atuação ou especialidade médica.

10)Os cursos de pós-graduação lato sensu precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

As instituições de ensino superior só poderão ofertar lato sensu mediante solicitação de credenciamento específico, nos termos da Resolução nº 5, de 25 de setembro de 2008, a qual consolida as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais.
FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

11) Pós-graduação médica ou residência médica, qual escolher?

A escolha deve ser pessoal e pautada em fatos. Tanto a residência médica quanto a pós-graduação possuem prós e contras que devem ser levados em consideração.

Algumas instituições de ensino oferecem a pós-graduação médica nos moldes da residência médica – treinamento em serviço, com equivalência na carga horária e reconhecimento da entidade de classe que realiza a prova de título para os seus alunos.

12) O que é RQE?

RQE significa registro de qualificação de especialista. Você o obtém ao registrar seu título de especialista em um CRM. FONTE: PORTAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

13) A BWS e a Pele Saudável são parceiras?

Sim, é verdade. Há mais de uma década a BWS e a Pele Saudável são parceiras no oferecimento da pós-graduação em Dermatologia e no atendimento ambulatorial a diversos perfis de pacientes. A parceria ainda realiza anualmente em setembro, a Virada da Pele Saudável, um plantão ininterrupto de atendimento dermatológico gratuito.

14) Posso prestar prova de título fazendo a pós-graduação BWS?

Nossos alunos não encontram problemas para realizar a prova de título de especialista nos cursos que possuem especialidades equivalentes. Ainda assim, todos os anos, o edital das sociedades médicas sofre mudanças, portanto, fique atento.

15) Como devo escolher uma especialidade?

A escolha de uma especialidade deve considerar o estilo de vida que o médico pretende ter, suas prioridades, se prefere dia ou noite, um trabalho em hospital ou consultório, entre outros fatores.

16) Como funciona a revalidação de certificados emitidos por instituições estrangeiras?

O certificado de Programa de Residência Médica iniciado a partir do ano de 2002 e de Área de Atuação a partir do ano de 2003 é expedido pela instituição tendo como base o registro em Sistema de Informação da CNRM – SisCNRM. O Certificado do programa concluído antes do ano de 2002 é expedido pela instituição e registrado pela CNRM. (Resolução CNRM nº 5/2003 de 23/12/2003). Consulta de certificados (clicar aqui)

A Resolução CNRM nº 8, de 7 de julho de 2005, estabelece as normas para a revalidação dos certificados de conclusão de Programas de Residência estabelecimentos estrangeiros.
FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

17) Por que é importante ter um preceptor a sua disposição?

O preceptor é um profissional médico que tem como objetivo conduzir, orientar e supervisionar o desenvolvimento dos alunos-médicos.